A História dos Sistemas de Freios



Com a evolução da tecnologia mundial que aconteceu com o passar do tempo, as máquinas, tanto industriais quanto automotivas, começaram a usar motores com grande eficiência e potência. Assim, forçando os engenheiros a inventarem o primeiro sistema de frenagem para automóveis e máquinas industriais, para conseguirem realizar a parada do giro dos motores de forma que a segurança, tanto do motor quanto da pessoa que estará operando a máquina ou automóvel, esteja garantida. 

Os primeiros sistemas  de freios foram criados durante o século XIX, logo após a revolução industrial. Devido ao avanço que a tecnologia passou durante a época da revolução industrial, muitas máquinas da área industrial começaram a ser equipadas com motores muito potentes. No começo se usavam motores a vapor, que faziam uso de força humana para garantir tanto sua movimentação quanto sua frenagem, e conforme as décadas foram passando, motores com maior potência vieram a serem criados , assim como apontado anteriormente, forçando com que engenheiros criassem os primeiros sistema de frenagem, com discos de fricção industrial e tudo mais.


De onde Surgiu a Ideia de um Sistema de Freio


Os registros que se tem sobre os primeiros freios da história, são tão antigos quanto os registros das primeiras rodas, claramente eles eram de uma maneira muito primitiva. Os primeiros sistemas de freios foram criados na Grécia antiga, onde eles usavam madeiras para realizar a frenagem de equipamentos de construção civil. Apenas surgiram sistemas de freios mais mecanizados no período da renascença, onde Leonardo Da Vinci criou para cada uma de suas máquinas, um sistema de freio próprio, que foram freios que inspiraram a criação dos freios modernos como o freio hidráulico e o freio elétrico.


Os freios apenas chegaram à forma moderna que conhecemos quando surgiram as locomotivas, que apesar de possuírem um motor a vapor, era necessário ter um sistema de freio adequado e forte o suficiente para conseguir parar a locomotiva com precisão.