O Uso da Prensa Hidráulica

 O post de hoje é direcionado para as pessoas que desejam adquirir conhecimento sobre alguns equipamentos da área industrial, por isso hoje iremos falar sobre a prensa hidráulica. A prensa hidráulica é um maquinário que tem como função, realizar a elevação ou fazer a compressão de itens grandes e pesados. A força da prensa hidráulica é gerada a partir do uso de alguns sistemas hidráulicos, como a embreagem hidráulica e alguns outros sistemas, esses sistemas são usados para aumentar o nível de força que a prensa irá exercer. 





O conceito principal usado como fornecedor de energia para a prensa, é o nível de pressão que é exercida no sistema, que é praticamente constante. A prensa hidráulica é composta por pistões e um por um fluido que se desloca conforme o movimento dos pistões. Assim o fluido cai forçando o seu caminho por entre os pistões, fazendo com que o pistão se movimente para fora, assim, devido aos movimentos do fluido, é gerada uma potência adicional na prensa, potência essa que é controlada pelos sistemas hidráulicos na prensa.


Origem da Prensa Hidráulica    


A ideia da prensa hidráulica, ou como também é conhecida prensa Bramah, foi inventada no ano de 1795 por Joseph Bramah, que usou todos os seus conhecimentos sobre a mecânica dos fluidos para criar essa prensa. Com a criação da imprensa de Bramah, houve um aumento significativo no poder de compactação da época. Quando um sistema hidráulico foi aplicado a uma prensa, diversos outros tipos de máquinas começaram a usar esse sistema, assim criando uma classe inteira de maquinários. 


Com o passar do tempo, novos modelos de prensas hidráulicas foram sendo criadas, cada uma feita para atuar em uma área específica da indústria. Hoje em dia existem inúmeros modelos de prensas hidráulicas, que variam de modelos menores que são usados por amadores, a modelos grandes que são usados em grandes produções.