Os Elevadores do Nosso Dia a Dia

 


O uso de elevadores é algo corriqueiro nas nossas vidas nos dias de hoje, eles estão instalados em nossos condomínios, prédios, galpões, dentre outros lugares a qual existem diversos andares. O post de hoje é um post sobre elevadores, vamos falar um pouco de como surgiu a ideia dos elevadores modernos e uma pequena comparação com os elevadores atuais.



Acreditem ou não, os primeiros projetos que contiam a ideia do elevador eram do ano de 1500 a.C.. Foram criados pela população do antigo egito, esses elevadores criados no antigo egito eram usados para transportar a água do rio Nilo para as casa e para as fazendas. Entretanto, os primeiros elevadores com o intuito de transportar pessoas ou cargas foram criados pelos romanos no século I a. C.. 


A Origem do Elevadores Modernos 

Até a o fim da revolução industrial, os elevadores eram operados do mesmo jeito, com uso da força humana ou animal. Somente após o fim da revolução industrial que os elevadores começaram a ser motorizados, e com equipamentos mais modernos como discos de freio industrial ou motores eletromagnéticos. No ano de 1853 foi quando o engenheiro chamado Elisha Grave Otis conseguiu criar o primeiro elevador motorizado.

Entretanto, os primeiros elevadores motorizados que foram criados não fizeram muito sucesso, pois eram muito lentos e não tinham força suficiente para elevar cargas pesadas. Com o passar dos anos os elevadores foram evoluindo a um nível muito acelerado, enquanto os primeiros elevadores demoravam cerca de 3 minutos para sair do primeiro andar e chegar ao oitavo, no começo do século 20 esse tempo diminuiu de 3 minutos para 1 minuto e nos dias de hoje um elevador comum, demora menos de 30 segundos para sair do primeiro andar e chegar ao oitavo andar.