Conhecendo a NR 12

 


No nosso último post, nós falamos sobre a adequação NR 12, e no post de hoje iremos falar mais detalhadamente sobre a NR 12. A NR 12 é a norma regulamentadora do ministério do trabalho, que possui como principal objetivo, estabelecer as normas de segurança para a operação de Máquinas e Equipamentos industriais. A norma NR 12 também se aplica ao armazenamento de materiais, nesse caso, deverá ser obedecido os requisitos de segurança que são específicos para cada tipo de material.


Algo que se tornou indispensável por causa da NR 12, é que todas as máquinas e equipamentos devem possuir um manual de instruções que deve ser  fornecido pelo fabricante. Neste manual devem haver todas as informações sobre a segurança presentes em todas as etapas da utilização do equipamento. É muito importante lembrar que este manual também deve seguir os requisitos exigidos pela norma NR 12.


Instalando a Norma NR 12 


Para realizar a instalação das normas, é necessário apenas realizar alguns passos muito importante, a análise de risco e laudos NR 12. Esse processo precede consiste na adequação de máquinas e dos equipamentos, conforme é exigido na NR-12, e o laudo final, é o que autoriza à indústria a funcionar plenamente. Essas análises têm como objetivo isentar a indústria de sofrer futuras penalidades por não seguir a NR 12 com precisão. 


Por causa disso, a análise para a instalação da NR 12 é realizada exclusivamente por empresas que são especializadas em automação e em segurança industrial. Por meio de profissionais especializados em engenharia mecânica, elétrica e também de segurança do trabalho, essas empresas oferecem as melhores soluções para cumprir todas as necessidades das empresas que desejam instalar as normas da NR 12.