Freios Industriais

 


Em diversas máquinas e equipamentos industriais são equipados com algum modelo de freio industrial. Alguns desses freios tem como função, de simplesmente causar a a total frenagem de um equipamento, ou podem ir além e serem o principal meio de se controlar a potência que o equipamento irá exercer.


De qualquer forma, há vários tipos de freios industriais que são usados em diversos tipos de aplicações. No post de hoje, nós iremos falar sobre alguns modelos de freios industriais que mais são usados no mercado de automação de máquinas. Um detalhe que já iremos apontar sobre todos os modelos de freios industriais, é que todos possuem discos de fricção industrial e lona de freio industrial específicos para cada um deles.  


Modelos de Freios Industriais


Freio Hidráulico - Esse modelo de freio, basicamente consiste em uma estrutura tubular, que são preenchidas com um tipo de fluido, esse fluido pode ser óleo ou algum outro tipo de fluido. Um sistema de tubos trabalha formando um caminho para o fluido, assim fazendo a transferência da força de um ponto ao outro.


Freio Pneumático -  Esse modelo de freio industrial, faz o uso de um sistema de ar comprimido como sua principal forma de realizar a frenagem. O sistema de ar comprimido faz com que ocorra uma maior pressão e uma maior precisão durante seu funcionamento.


Freio Eletromagnético - Esse modelo de freio industrial,  tem uma grande resistência a altas frequências de acionamento, conseguindo proporcionar uma melhor segurança durante a frenagem. O freio eletromagnético é um modelo de freio que foi desenvolvido com o objetivo de conseguir manter o equipamento em bom estado mesmo em casos em que haja uma parada repentina, ainda mais em casos onde poderá haver falta de energia ou venha a acontecer um acidente que obrigue que o equipamento seja interrompido.