Impedindo as Enchentes em Sua Casa

 


Nas cidades no Brasil, as enchentes são um dos, senão, o pior mal que aflige a sociedade brasileira de classe média e baixa. As enchentes ocorrem por causa de vários fatores, como a falta de planejamento estrutural em várias cidades, o descuido da população, dentre outros fatores que não vamos entrar em detalhes. E devido a esses vários fatores, inúmeras pessoas já perderam bens materiais, casas e até mesmo amigos e familiares em enchentes.


Por isso, o post de hoje é mais focado em falar algumas dicas de como cooperar para que não ocorram mais enchentes, assim, não tendo que se preocupar em perder alguns itens de sua casa ou a própria casa, e também podendo manter sua família mais segura.


Maneiras de Evitar as Enchentes 


Não é nenhuma dúvida para ninguém que as enchentes vêm a acontecer em dias de chuvas fortes, por isso vamos falar de algumas formas de você usar a sua casa como principal forma de ajudar a evitar uma enchente. A primeira coisa que iremos falar é na instalação de equipamentos que possam direcionar a água da chuva para um local específico onde possa ser drenada. O melhor exemplo para esse equipamento, é citando a cidade de São Paulo, pois é uma cidade onde ocorrem diversas enchentes em lugares diferentes, e o equipamentos que podem ajudar com isso são as calhas e rufos, que são equipamentos feitos com a intenção de redirecionar a água da chuva, e fazendo a instalação de calhas em São Paulo, e com um bom planejamento para onde será direcionado a água, será uma boa forma de ajudar com as enchentes. 


Outra forma que sua casa pode ajudar a evitar enchentes, é com pontos específicos de extração de água na área externa da casa. Com esses pontos de extração, é evitado que a água que se acumule nas áreas da residência e também evita que haja excesso de água nas ruas. Sem falar que são uma combinação perfeita com as calhas e os rufos.