O Torno Mecânico


 


No post de hoje nós iremos dar continuidade aos nossos posts para aqueles quem tem interesse em saber um pouco sobre equipamentos industriais. Hoje iremos falar sobre o torno mecânico, para aqueles que não conhecem esse tipo de maquinário, o torno mecânico é um equipamento feito com o intuito de girar uma peça que é pressionada e presa ao torno. Com a peça acoplada ao torno, ele então irá começar a girar rapidamente, então o operador do torno irá pegar sua ferramenta de corte para poder trabalhar na peça fixada.

Os tornos mecânicos usados nos dias de hoje, são mais usados para trabalhar na moldagem de metal, porém existem outros modelos de tornos para trabalhar com modelagem de materiais específicos como madeira ou plástico. Nos tornos atuais, se usam modelos de motores industriais muito potentes, então para que se tenha um sistema de frenagem mais seguro, eles fazem uso de um sistema de freio mecânico como sistema de frenagem.


A Origem do Torno Mecânico Moderno

Não se sabe o período histórico correto de quando a ideia base do torno foi feita, é especulado que a ideia tenha nascido durante a idade média. O primeiro torno de que se tem conhecimento, é o torno de vara, esse torno tinha como base do seu funcionamento, uma corda que era presa em uma vara ou a um galho, enquanto a outra ponta da corda era enrolada no material que seria moldado. Então quando o operador do torno fazia com que a vara ou galho subissem, a corda era puxada, fazendo com que a peça girasse.

Com o passar dos séculos, a ideia do  torno foi evoluindo de maneira que a cada mudança, o seu operador não precisasse fazer muita força para manuseá-lo. Porém, somente após a revolução industrial, quando os tornos deixaram de ser feitos de madeira e começaram a ser mecanizados, foi quando o operador do torno só tinha como responsabilidade a de moldar o material que foi fixado no torno.