Segurança em Sua Produção


 

Na área industrial, uma das principais preocupações que se deve ter, é com a segurança dos seus funcionários. Pois um acidente de trabalho é algo que pode causar bastante dor de cabeça aos responsáveis pela produção, porque uma acidente de trabalho pode até mesmo fazer com que as produções sejam interrompidas por completo ou até mesmo fazer com que a produção venha a ser cancelada.


Por isso, no post de hoje, nós iremos falar sobre algumas maneiras de se garantir a segurança dos operadores nas áreas de operações, manuseando os maquinários, etc…Afinal manter a segurança na área de operações, deve ser a primeira coisa que se deve preocupar na área industrial, não apenas para garantir que a produção continue sem complicações, mas também para preservar a saúde e a vida dos operadores.


Como Garantir a Segurança


Há muitas formas de se poder manter a segurança dos operadores durante as produções. Um método bastante eficiente, e obrigatória para qualquer tipo de operação é fazer uma adequação de máquinas conforme NR 12, que é basicamente fazer uma adaptação nos maquinários e nos equipamentos que são operados, para que os riscos de ocorrer uma lesão em um operador sejam quase nulos ou 100% extinguidos. As alterações exigidas pela adequação NR 12, podem variar entre uma simples instalação de telas de proteção em um equipamento, à uma completa alteração no maquinário para evitar qualquer risco de um acidente de trabalho.


Outra forma de se manter a segurança na área das operações, é fazendo a compra de equipamentos de segurança de boa qualidade para os operadores usarem. Pode não parecer, mas um simples capacete ou um simples óculos de segurança podem fazer com que a condição física de um operador seja garantida em bom estado, até mesmo salvar a vida dele. Afinal nunca se sabe quando um simples mau manuseio ou uma falha no equipamento pode vir a colocar a vida de um operador em risco.